Pedras com Vida

Para dar voz a todas as pedras que se cruzam nos nossos caminhos, e para que se olhe primeiro para elas antes de se dar um chuto! Aqui irei mostrar alguns exemplos de pedras com vida e história, encontradas em sítios que visitei!

Sunday, February 11, 2007

Caminha

Durante trabalhos arqueológicos desenvolvidos em Caminha, aproveitei para fotografar alguns dos principais monumentos/edificios do centro histórico. Na altura (2005) decorriam obras de reabilitação e restauro na igreja matriz de Caminha (levadas a cabo pelo IPPAR), assim como trabalhos de consevação/restauro no chafariz localizado no largo do Terreiro. Constitui uma boa peça de arte renascentista portuguesa da primeira metade do séc. XVI.

Caminha foi fundada na Idade Média, tendo a zona mais antiga da vila crescido dentro de uma muralha que envolvia a zona que tem como eixo actual a Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua direita) e como limites laterais aproximadamente a Rua de S. João e um pano de muralhas ainda hoje existentes entre a Rua Barão de S. Roque e a Rua do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.
Caminha fará parte do conjunto de fundações Afonsinas de reorganização do território e das povoações, reagrupadas e dotadas de meios de defesa apropriados à consolidação da nacionalidade.
A muralha medieval de forma oval e organizada em pavilhões rectangulares segundo o modelo urbanístico ortogonal francês, foi mandada construir, como nos descreve o desenho de Duarte D’Armas de 1506, por D. Afonso III e terminada por D. Dinis. Esta teria 13 torres, sendo apenas 3 delas de maiores dimensões: a torre do Relógio, a da Piedade e a do Cais ou Marquês. A torre do Relógio é a única que existe actualmente, dando acesso à parte medieval da vila.
A igreja Matriz, datada do século XV foi construída com a fachada muito perto da muralha, existindo apenas uma pequena viela entre ambas.







Igreja Matriz de Caminha










cintura de muralha frontal à Igreja Matriz foi também alvo de remodelação, pela autoria de Miguel de Lascole, passando a formar aí um revelim e um fortim com armazém e paiol e uma plataforma para manobrar peças de artilharia








Torre do Relógio



Casa dos Pittas, datada de meados do século XVII com estilo neo-manuelino

Mais uma visita histórica - Guimarães

Deixo algumas fotos de Guimarães, visita realizada numa das expedições histórico-arqueológicas de fim-de-semana! Por acaso até foi num feriado, e portanto quer o castelo, quer o Paços dos Duques estavam fechados para visita!

























































Conimbríga revisitada - Parte II

o que não apreciei:

- O restaurante do Museu estar encerrado, já tinha saudades dos manjares romanos que lá servem.
- A estagnação do Museu, pareceu-me estar igual desde a última visita, não vi novas peças, novas dinâmicas, sei lá ...... um pouco de inovação!
- As estruturas de restauro introduzidas no local, que destoam imenso na paisagem, não se confundindo com as originais! Talvez um aspecto um pouco menos "novo" funcionasse melhor! As fotos falam por si.















































Saturday, February 10, 2007

Conimbríga revisitada - Parte I

No passado mês de Outubro 2006 foi com prazer que revisitei Conimbríga!

O que gostei:
- rever o excelente espólio patente no Museu (embora não tenha visto grandes mudanças no museu desde 2001, a última visita realizada antes desta em 2006)
- A existência de visitantes, não só portugueses mas também estrangeiros, alguns dos quais constituidos por famílias, de salutar a vinda de crianças a espaços tão agradáveis e interessantes quanto este. Aliás este espaço aprazivel convida aos visitantes a pequenos piqueniques, como pude constatar.
- Relembrar a os fabulosos mosaicos romanos
- Verificar que as campanhas de escavação neste sítio arqueológico continuam



























































Mais alguma pseudo-arte!

Após algum tempo ausente, retomei o contacto com as pedras virtuais, apresentando mais alguma pseudo-arte made by me!












título: fragmento
técnica: aguarela
















sem título
técnica:aguarela




















título: santa luzia
técnica:aguarela


















título: placa de xisto
técnica:aguarela